top of page
Foto do escritorBernardo Ladeira

VPD (vapor pressure déficit) ou déficit de pressão de vapor

Atualizado: 16 de out. de 2024



Você já ouviu falar de VPD ou traduzindo déficit de pressão de vapor? Vem que vou te explicar o que é, e como isso vai te ajudar a encontrar as melhores condições de temperatura e umidade pras suas plantas.



O ar atmosférico tem a capacidade de armazenar uma certa quantidade máxima de vapor de água, essa quantidade é proporcional à sua temperatura. Quanto mais quente o ambiente maior a quantidade de vapor d’água que o ar consegue absorver, quando essa quantidade chega à saturação chamamos de ponto de orvalho, pois esse vapor d’água condensa-se formando gotas de orvalho ou até mesmo a neblina. Os termo-higrômetros medem umidade em porcentagem, essa é justamente o % de vapor de água no ar em relação à quantidade máxima que se pode armazenar naquele momento. Todo esse vapor incorporado ao ar exerce uma pressão de vapor sobre o ambiente à sua volta, que influencia de diversas formas os organismos do nosso planeta. O VPD seria a diferença entre a pressão de vapor exercida no ponto de saturação (SVP) e a pressão de vapor atual (AVP). A umidade relativa do ar (RH%) pode ser obtida com a seguinte equação:



O máximo que o AVP pode atingir é o SVP, portanto 100%, nessa situação qualquer vapor d’agua liberado é condensado. Sendo assim o VPD pode ser calculado como:



As folhas das plantas possuem estruturas chamadas estômatos. Essas estruturas ficam na superfície das folhas, principalmente na parte inferior, e são responsáveis pela transpiração e troca gasosa (Absorção de CO₂ e liberação de O₂). A absorção de CO₂ é necessária para que a planta realize a fotossíntese, que está diretamente ligada ao metabolismo da planta e seu crescimento. A transpiração é de igual importância pois permite que a planta libere água para o ambiente e possa absorver água pelas raízes, e assim se alimentar dos nutrientes presentes no seu meio de crescimento.

https://arvoreagua.org

Os estômatos podem abrir e fechar de acordo com a necessidade da planta para realizar essas funções, a pressão de vapor do ambiente está diretamente ligada aos estômatos estarem abertos ou fechados. Em um ambiente com baixa umidade e alta temperatura os estômatos vão se fechar para evitar transpiração em excesso e desidratação, isso vai reduzir a absorção de CO₂ pela planta e desacelerar seu crescimento. Em um ambiente muito úmido e frio a planta terá dificuldade em transpirar e, portanto, terá dificuldade em absorver água e nutrientes.


Existe uma faixa ideal do VPD em que a planta tem absorção de CO₂, transpiração e absorção de nutrientes maximizada, essa faixa vai variar para cada fase da planta, poise ela possui necessidades e capacidade metabólica diferentes. As diferentes faixas ideais para cada fase da planta são:


  • Clone/ Plântula – 0,6 KPa a 1 KPa (ideal 0,8, umidade mais alta).

  • Vegetativo – 0,8 KPa a 1,2 KPa (ideal 1).

  • Floração – 1,2 KPa a 1,5 KPa (a medida que a flora avança é interessante ir de um extremo a outro da faixa, umidade mais baixa).

*KPa - Kilopascal ou 1000 pascal - unidade de pressão


Apesar do VPD noturno ser muito menos importante do que o VPD diurno, é interessante que ele fique abaixo do diurno, mas essa diferença não deve ser muito grande, variações maiores que 0,4 KPa podem prejudicar a colheita.


Você pode variar o VPD da seguinte forma:


  • Temperatura: subir a temperatura vai aumentar o VPD e diminuir a temperatura vai diminuir o VPD.

  • Umidade: aumentar a umidade vai diminuir o VPD e diminuir a umidade vai aumentar o VPD.

  • Intensidade de luz: Mais luz vai aumentar seu VPD (aumenta temperatura da folha) e diminuir luz diminui o VPD (diminui temperatura da folha).


A forma mais acurada de medir o VPD, seria medindo a temperatura da superfície da folha, pois existe uma pequena variação da temperatura ambiente para a temperatura da folha (1 a 3 °C menor), já que a transpiração da planta funciona como um resfriador na superfície da folha. Você pode medir a temperatura das folhas se tiver um termômetro a laser. 


O VPD pode ser calculado da seguinte forma:



Para calcular o VPD da folha (LVPD) você vai calcular o SVP com a temperatura da folha (LSVP) e subtrair do AVP, portanto a equação fica:



Agora que você sabe calcular o VPD do seu ambiente, você pode utilizar a tabela abaixo para saber se você está com o ambiente ideal para suas plantas. A tabela ja esta dividida em cores para você saber qual a faixa de VPD ideal para cada fase de desenvolvimento.



Para deixar ainda mais fácil calcular seu VPD você pode usar a calculadora que criamos aqui na Dedo Verde. Basta inserir seus parâmetros de temperatura e umidade para saber seu VPD.



Gostou de saber sobre o VPD? comenta ai se essa informação te levou para outro level.


38 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page